Coleta de Óleo

Por que aderir ao sistema de coleta de óleo?

Os óleos e as gorduras quando descartados de modo inadequado geram grande poluição ambiental e enormes danos a estrutura de encanamentos, além de elevar os custos de tratamento de esgoto.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo informa que 1 litro de óleo tem capacidade de poluir cerca de 25 mil litros de água. Essa poluição se dá por uma série de fatores: a insolubilidade do óleo na água faz com que se crie uma fina camada sob a água que impede a aeração da água pelo e vento e faz sua degradação ser mais lenta; no processo de degradação, feito por bactérias, há grande consumo do oxigênio dissolvido na água podendo ocasionar a morte da fauna aquática.

Outro grande problema causado por esse descarte inadequado é o entupimento de canos resultante do acúmulo de óleo em forma de gorduras que retém outros dejetos, sendo uma das causas mais comuns de rompimentos e por isso o extravasamento do conteúdo no meio ambiente. A Companhia de Saneamento Espírito Santense (CESAN), por exemplo, aponta que a presença dos óleos e gorduras na rede de esgoto são responsáveis por um encarecimento de mais de 20% na manutenção do sistema e alerta que cerca de 50% dos casos atendidos diariamente são relacionadas ao acúmulo de gordura. Já a Itália calcula que 1 quilograma de óleo gera um custo de tratamento de 1,10 euros.

Com isso, vemos que dar um destino adequado ao óleo de cozinha é uma questão muito importante, mostrando que a sustentabilidade não são somente palavras, mas sim ações que garantirão um futuro melhor.

Fale Conosco

Como funciona nosso sistema?

Nossa equipe, sempre uniformizados e em caminhão identificado, deixam no estabelecimento tambores com capacidade para 50 litros de óleo. É feito um combinado sobre a frequência que será feita a coleta e no momento da retirada esse óleo é trocado por produtos de limpeza fabricados pelo Sabão Galo, nomeadamente nosso detergente, água sanitária ou sabão em pó. Todos esses produtos são registrados na ANVISA e o detergente é neutro, atendendo assim as diretrizes da Vigilância Sanitária.

Atendemos bares, restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, hotéis, condomínios e demais locais que se interessem em ser um ponto de coleta. No caso de condomínios não é necessário que o óleo seja despejado direto no tambor, os condôminos podem colocar seu óleo em garrafas PET e depositá-las dentro do tambor.

Atuando desde 1997, hoje circulam mais de 2 mil tambores disponibilizados aos estabelecimentos. As localidades contempladas pelo sistema de coleta são, em ordem alfabética, as seguintes:

– Altinópolis
– Américo Brasiliense
– Araraquara
– Barrinha
– Batatais
– Brodowski
– Cravinhos
– Dumont
– Franca
– Guará
– Guaíra
– Guariba
– Guatapará
– Ibaté

– Igarapava
– Ituverava
– Jaboticabal
– Jardinópolis
– Luís Antônio
– Orlândia
– Matão
– Miguelópolis
– Monte Alto
– Pirassununga
– Pradópolis
– Pontal
– Porto Ferreira
– Ribeirão Preto

– Sales Oliveira
– Santa Rita do Passa Quatro
– Santa Rosa de Viterbo
– São Carlos
– São Joaquim da Barra
– São Simão
– Serrana
– Sertãozinho
– Taquaritinga
– Tambaú